Planos estratégicos para destino
Trabalhamos em parceria com Estados, prefeituras, organizações regionais de turismo e governos locais para cocriar o plano estratégico de turismo que apoie o ecossistema e a economia local com visitações sustentáveis.
Somos um parceiro estratégico para equipes de destinos em toda o Brasil, trabalhando de forma coesa com os clientes para desenvolver Planos de Turismo baseados em evidências, Planos de Gerenciamento de Destino, planos de nicho de setor e interesse e estratégias de marca e marketing de destino.
Nosso trabalho é sustentado por um processo de profundo envolvimento com a comunidade e a indústria para garantir que todos os resultados estratégicos sejam cocriados e atendam aos melhores interesses do meio ambiente, das pessoas e da economia locais.
Nossa abordagem
Na Fusion Integrate, estamos comprometidos em demonstrar como o turismo pode ser uma força para o bem, ajudando as comunidades a prosperar enquanto protegem os lugares especiais que amam.
Para fazer isso, a primeira pergunta que fazemos aos nossos clientes quando começamos nossa jornada com eles, é: como é o sucesso da economia de visitantes para seus habitantes locais?
Sabemos que os visitantes podem apoiar a viabilidade econômica de um destino – essas métricas estão prontamente disponíveis, e estamos condicionados a pensar no sucesso da economia de visitantes dessa forma – mas será que realmente entendemos o impacto dos visitantes no meio ambiente? O impacto na harmonia social e comunitária? Ou como eles mudam o modo de vida dos moradores locais que eles amam?
Vemos o sucesso da economia de visitantes para as comunidades locais como o benefício positivo líquido para os visitantes, o meio ambiente, a comunidade e a indústria.
Podemos resumir, o que o turismo pode fazer por um destino realmente se resume ao sucesso que parece ser para esse destino. O papel da Fusion Integrate, é trabalhar em conjunto com os representantes do destino para entender o que o sucesso significa para eles e, em seguida, capacitá-los para alcançá-lo.
Para isso, embarcamos em um processo de escuta profunda para entender todas as perspectivas. Só assim poderemos identificar formas de apoiar os destinos a alcançarem a sua visão. Essa abordagem inovadora, cuidadosa e ágil para o nosso trabalho permeia tudo o que fazemos e garante que cada resultado que entregamos fale direta e verdadeiramente com as necessidades da comunidade anfitriã.
Engajamento baseado na constante escuta
Nossa abordagem no planejamento dos destinos
Existem muitas partes interessadas dentro de um destino, como tal, ativamos um amplo e profundo envolvimento com todas as partes interessadas para garantir que o Plano fale com verdade às necessidades do destino.
Esta consulta não se limita aos intervenientes tradicionais da economia dos visitantes, mas estende-se talvez aos mais importantes de todos, os residentes – que podem legitimamente falar da sua habitabilidade pessoal e representar o seu ambiente natural.
Nossa metodologia de engajamento garante que nossos planos representem os anseios da comunidade, o que possibilita a licença social para implementar o plano.
Sem evidências, os resultados do planejamento serão sempre questionados.
Planejamento baseado em evidências
É por isso que é essencial que evidências confiáveis sejam coletadas – desde a elaboração das perguntas certas para explorar com as partes interessadas até o interrogatório de ideias e opiniões por meio de meios válidos para fornecer uma direção clara para o desenvolvimento de quaisquer planos estratégicos.
Essa prática se reflete em nossa metodologia de consulta para garantir a validade de um benchmark a partir do qual trabalhar.
Quando não existem evidências, incentivamos nossos clientes a considerar ações para acumular evidências para tomar decisões sobre investimentos futuros.
Demonstrar o real valor do Turismo
Compreendemos que o Turismo é uma rede viva de inteligência, prioridades e aspirações interconectadas de todos os guardiões do lugar. Para sobreviver, a rede está continuamente ouvindo, compartilhando, respondendo, morrendo e recrescendo, com o desafio de manter um equilíbrio de força e fragilidade.
A pandemia global demonstrou a fragilidade da rede, com questões de longo prazo ainda desafiando a busca do equilíbrio para os destinos.
Em todos os nossos Planos, buscamos entender as aspirações das comunidades primeiro, depois procuramos conectar os pontos por meio de colaborações e ativações estratégicas, para que as comunidades possam perceber o valor total do turismo para o meio ambiente, a comunidade, a indústria, a economia e o visitante.
Administração e modelo de governança ágil
Compreendemos que o Turismo é uma rede viva de inteligência, prioridades e aspirações interconectadas de todos os guardiões do lugar. Para sobreviver, a rede está continuamente ouvindo, compartilhando, respondendo, morrendo e recrescendo, com o desafio de manter um equilíbrio de força e fragilidade.
A pandemia global demonstrou a fragilidade da rede, com questões de longo prazo ainda desafiando a busca do equilíbrio para os destinos.
Em todos os nossos Planos, buscamos entender as aspirações das comunidades primeiro, depois procuramos conectar os pontos por meio de colaborações e ativações estratégicas, para que as comunidades possam perceber o valor total do turismo para o meio ambiente, a comunidade, a indústria, a economia e o visitante.
Acessibilidade universal
Com expertise e atuação junto ao mercado turístico voltado às Pessoas com Deficiência, concluímos que a acessibilidade no destino turístico e conseguimos entregar um planejamento voltado às pessoas, pois ruas iluminadas, calçadas largas e em perfeito estado para uma caminhada tranquila, asfaltamento em dia e em bom estado, guias rebaixadas e rampas com inclinação adequada, espaços largos o suficientes para a circulação de uma pessoa com andador ou cadeira de rodas, apoios nos banheiros e outras melhorias para o cotidiano de todas as pessoas.
Diversidade e inclusão
Todos nós somos múltiplos e diversos há muito tempo e o movimento que vai além de uma moda passageira, de uma restrição alimentar por questão de saúde ao estilo de vida de proteção ao meio ambiente. As pessoas 60+ estão muito longe dos estereótipos de idosos frágeis e aposentados, estão em plena atividade produtiva, há a diversidade de etnias, religiões, corpos, hábitos, tribos. Entender e abraçar as diferenças agrega em muito valor para sua empresa ou seu destino.
Tornar o local acessível para alguns é tornar o destino mais amigável e atraente para todos.