Marketing hoteleiro: Tudo o que você precisa saber
O marketing hoteleiro refere-se às ferramentas e estratégias estabelecidas para promover um hotel. O objetivo é trazer o maior número possível de novos hóspedes e reter clientes antigos.
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3/4/202420 min read
O que é marketing hoteleiro?
O marketing hoteleiro refere-se às ferramentas e estratégias estabelecidas para promover um hotel. O objetivo é trazer o maior número possível de novos hóspedes e reter clientes antigos.
Para colocar essa definição de marketing de hospitalidade em palavras simples, os hóspedes em potencial estão ansiosos para viajar e, possivelmente, visitar seu hotel. Tudo o que você precisa fazer é mostrar a eles as melhores características do seu hotel!
Seu pequeno hotel pode não ter um orçamento gigante ou grandes quantidades de recursos para dedicar a um plano de marketing hoteleiro, mas isso não significa que você não possa comercializar sua propriedade de forma tão eficaz quanto qualquer grande hotel ou rede.
O marketing bem-sucedido em hotéis se resume a ser criativo, inteligente e jogar com seus pontos fortes. Ser pequeno é poderoso, e muitas vezes você pode criar memórias e experiências especiais para seus convidados que podem influenciar seu marketing.
Conhecer bem o seu público-alvo e a sua concorrência vai te ajudar a alcançar seus objetivos. Se você tiver sucesso no marketing de hotéis on-line, seu hotel estará recebendo mais reservas do que nunca.
Marketing na indústria hoteleira
O marketing do hotel ajuda-o a chegar aos potenciais hóspedes e a promover o seu negócio. E sem ela, você lutaria para ter sucesso!
Implementar uma boa estratégia de marketing hoteleiro é fundamental para o sucesso a longo prazo do seu negócio hoteleiro, especialmente porque ajuda você a se destacar da concorrência.
Considerando que a indústria hoteleira tem mais de 700.000 hotéis em todo o mundo, investir seu tempo (e dinheiro!) em uma gestão eficaz de marketing hoteleiro é primordial. Embora as necessidades dos viajantes mudem ao longo do tempo e os eventos globais afetem a maneira como as pessoas viajam, em suma, os princípios de marketing dos hotéis permanecem os mesmos.
Neste guia de marketing de hotéis, ofereceremos uma visão geral completa de tudo o que você precisa saber sobre como comercializar um hotel para que você possa promover com sucesso sua propriedade.
Por que o marketing hoteleiro é importante?
O marketing na indústria hoteleira é importante porque, sem hóspedes, não há negócio. Mostrar aos potenciais hóspedes que você está disponível e porque eles devem escolhê-lo em vez de seus concorrentes é o papel do marketing do hotel.
Além disso, é a sua chance de construir uma marca em que seus clientes confiem. E se eles confiam no seu hotel, então eles são mais propensos a contar a seus amigos e reservar com você novamente para estadias futuras.
Conhecendo seus convidados
Depois de entender o que seus convidados querem, será mais fácil oferecer exatamente o que eles estão procurando. Então, como você descobrirá os desejos mais profundos de seus convidados?
Bem, um bom lugar para começar é com as avaliações on-line para o seu imóvel! Você terá uma visão sobre porque eles reservaram um quarto em seu hotel. Além disso, você pode descobrir quais serviços seus hóspedes mais gostam. Foi o excelente jantar que tiveram no seu restaurante? Ou a massagem relaxante no seu spa? Talvez fosse a velocidade de conexão Wi-Fi?
Com essas informações, você pode oferecer a cada hóspede exatamente o que ele procura.
Mostrando o seu hotel
Conscientizar os hóspedes sobre as melhores qualidades do seu hotel é crucial. O marketing do seu hotel pode apresentar os amplos jardins em sua propriedade rural, uma vista deslumbrante da praia ou algo único em sua propriedade.
Familiarizar os potenciais clientes com as melhores coisas do seu hotel é fundamental para conquistá-los. Algumas maneiras comuns de aumentar a conscientização sobre essas coisas é usar marketing por e-mail, mídia social ou conteúdo gerado pelo usuário.
Outra maneira de fazer isso é usando promoções e ofertas especiais no marketing online do hotel. Todo mundo adora um bom negócio, e tenho certeza que seus convidados não são diferentes! Quando os negócios estão lentos, apresentar tarifas mais baixas ou um upgrade de quarto de cortesia definitivamente chamará a atenção do seu cliente.
Mantendo seus convidados por perto
Um serviço de alto nível é a chave para o sucesso. Mas, para incentivar um hóspede a voltar, você deve mantê-lo por perto. Como? Usando tecnologia moderna, é claro!
O marketing digital desempenha um papel fundamental quando se trata de engajamento do cliente. Através das redes sociais, você pode mostrar aos seus clientes de longa data o que você tem feito. E através do e-mail marketing, você pode enviar ofertas exclusivas!
Marketing de pequenos hotéis: por onde começar?
A primeira coisa que você precisa fazer em sua propriedade é identificar seus pontos fortes; seus pontos de venda exclusivos. Estas são as coisas que você pode oferecer aos viajantes que seus concorrentes ou outros hotéis não podem oferecer da mesma maneira.
Eles podem incluir:
Onde seu imóvel está localizado – Você tem a melhor vista da cidade ou a melhor proximidade com as atrações locais?
Sua arquitetura – Sua propriedade é famosamente antiga, construída exclusivamente ou acomodações não tradicionais?
Seu design – Você tem peças especiais de arte, luminárias, papel de parede ou recursos que vão 'impressionar' os convidados?
Suas comodidades – Sua propriedade está repleta de comodidades interessantes ou de alta demanda que os hóspedes não poderão encontrar em outro lugar em sua área?
Seus convidados – Seu pequeno hotel é um lugar comum para ficar para hóspedes de alto nível ou notáveis?
Depois de ter dois ou três postos-chaves de venda, você pode começar a garantir que eles estejam na frente e no centro de seus esforços de marketing do setor de hospitalidade. No entanto, tente não sobrecarregar seu material de marketing com todos os seus pontos de venda de uma só vez. Por exemplo, se você fizer uma publicação no Instagram, destaque apenas uma delas em detalhes.
Marketing digital na hotelaria
A ascensão da internet foi um divisor de águas na história mundial. Todas as empresas no mundo enfrentaram um novo desafio: adaptar-se ou deixar de existir. Como resultado, as estratégias de marketing mudaram drasticamente. Eles se tornaram mais focados na presença online da empresa e nas intenções de compra dos clientes.
Considerando que as pessoas passam a maior parte do tempo online, a maioria das campanhas de marketing hoteleiro acontece na internet. Se você não está usando o marketing digital, então você está perdendo oportunidades incríveis.
Por quê?
É mensurável
Realizar o marketing do seu hotel online permite-lhe medir a eficácia da sua campanha. Explore o Google Analytics para saber mais sobre como seus visitantes descobriram seu hotel. Essa também é uma ótima ferramenta para encontrar seu público-alvo, entender o comportamento do usuário, analisar as taxas de conversão e melhorar os anúncios e o conteúdo de SEO.
É rentável
Antigamente, o marketing só era acessível a grandes empresas. A publicidade era cara, deixando as pequenas empresas fora da concorrência. No entanto, como o marketing digital é consideravelmente mais barato, qualquer hotel pode se beneficiar.
Ele ajuda você a encontrar seu público
Através do marketing online, é possível encontrar clientes específicos. Dependendo de seus dados demográficos, localização e preferências, você terá a chance de desenvolver uma estratégia focada em promover seu hotel para os visitantes certos.
É onde as pessoas passam mais tempo
De acordo com um relatório global, um usuário médio de internet passa cerca de 7 horas online! Seja para uso profissional ou pessoal, passamos a maior parte do nosso tempo acordados navegando na web. É por isso que a internet é o local perfeito para promover o seu hotel! As pessoas vão on-line para procurar opções de acomodação, comparar preços ou verificar as avaliações dos hóspedes antes de reservar um quarto.
É publicidade personalizada
Com o marketing on-line para hotéis, você pode direcionar sua mensagem para grupos específicos de clientes com base em suas preferências e fazê-los sentir que você está falando diretamente com eles. O e-mail marketing é a opção mais utilizada quando o assunto é personalização. Você pode segmentar seu público e fornecer informações personalizadas sobre promoções e serviços que realmente cativam seus convidados.
Como construir uma estratégia sólida de marketing hoteleiro
Desenhar uma estratégia de marketing é fundamental para o sucesso do seu negócio. Seja um pequeno hotel ou uma rede de hotéis boutique, você pode obter ótimos resultados com um planejamento adequado. Veja como você pode começar:
1. Crie um resumo de negócios
O plano de marketing pretende fornecer informações claras sobre o seu hotel para os profissionais de marketing e outros profissionais que lidam com a estratégia de comunicação. Por essa razão, comece por identificar claramente o seu hotel. Inclua o nome e a localização do hotel. Além disso, indique sua missão, visão e valores.
2. Realize extensa pesquisa de mercado
Uma análise abrangente de seus concorrentes e clientes ajudará você a identificar os recursos certos para alcançar seu público-alvo.
Identifique o mercado e seus concorrentes
Comece pesquisando o estado atual da indústria de viagens. Em seguida, decida qual data é mais importante e como você a usará para prever tendências futuras e projeções de crescimento.
Neste ponto, você pode usar uma análise SWOT para identificar seus concorrentes. Será a sua chance de identificar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Você será capaz de declarar o que falta ao seu negócio e como você pode preencher as lacunas.
Identifique seu público-alvo
Seu cliente ideal será aquele que comprará seus serviços. É por isso que você deve saber quem eles são! Uma vez concluída a pesquisa de mercado, será mais fácil identificar quem tem mais chances de se hospedar em seu hotel. Esse será o seu público-alvo.
Informações demográficas, como idade e sexo, ajudarão você a entender seus clientes. No entanto, também é importante considerar sua localização, profissão, nível de educação, preferências e necessidades.
3. Defina seus objetivos de marketing
Seus objetivos devem ser cristalinos! As pessoas ao seu redor devem entender sua visão e o que você espera alcançar. Além disso, será mais fácil analisar o sucesso da sua campanha no futuro.
Uma maneira de dominar sua declaração de metas é usar a estratégia SMART. Esse método significa metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitadas ao tempo.
Como isso se aplica a você?
Digamos que, para sua próxima campanha de marketing, sua meta é aumentar sua receita em reservas diretas em 15% até o final do ano. Usando a estratégia SMART, seria algo assim:
Específico – pergunte-se quem deve ser o responsável por esse objetivo e o que você precisa para realizá-lo. Seja o mais detalhado possível.
Mensurável – usar números é uma ótima abordagem para atingir um objetivo mensurável. Neste exemplo, o aumento de 15% é o mais claro possível.
Alcançável – identifique quais estratégias você deve colocar em ação para atingir seu objetivo. Pode estar oferecendo uma tarifa mais baixa para hóspedes repetidos ou walk-ins ou depender menos de agências de viagens on-line.
Relevante – para que seu plano tenha sucesso, é importante que seus objetivos sejam significativos para sua empresa. Isso permitirá que você se concentre no que é importante.
Time-bound – ao mencionar "até o final do ano" você está identificando até quando você vai colocar esse objetivo em ação.
4. Identifique seu orçamento
Estabelecer um orçamento é uma fase crucial onde você garante que tem recursos suficientes para atingir seus objetivos. Depois de fazer sua pesquisa de mercado e identificar quem é o seu público-alvo, é hora de decidir quanto você está disposto a gastar. Um plano financeiro bem elaborado irá ajudá-lo a decidir sobre os canais de marketing.
5. Canais de marketing
Decida como você quer alcançar seu público. Se você está apenas começando e tem a sorte de ter um grande orçamento, opte por conteúdo patrocinado, pay-per-click ou publicidade nativa. Por outro lado, se você está gerenciando um hotel com um orçamento pequeno, coloque todos os seus esforços em mídias sociais, marketing por e-mail e publicidade personalizada.
Com essas dicas, tenho certeza que você criará um plano de marketing próspero!
Dicas de marketing do hotel para promover com sucesso o seu pequeno hotel
O objetivo final do seu marketing é garantir que o maior número possível de viajantes encontre o seu pequeno hotel, explore as suas ofertas e reserve uma estadia. Aqui estão quatro etapas que você pode seguir para garantir que está configurado para o sucesso.
1. Seja facilmente pesquisável e acessível on-line
Dado que mais de três quartos dos viajantes iniciam suas pesquisas em um mecanismo de busca, ter uma presença on-line é absolutamente crucial. Desenvolver a presença digital do seu hotel irá ajudá-lo a alcançar um público mais amplo enquanto atualiza seus clientes mais fiéis.
Aqui estão algumas coisas que você precisa:
Desenho Web
Esta é a sua "casa" digital e onde apresenta o seu hotel a potenciais hóspedes! Por isso, é importante garantir que eles encontrarão facilmente o que procuram. Uma página web fácil de utilizar ajudará os seus hóspedes a explorar virtualmente a sua propriedade e a fazer uma reserva.
Marketing de conteúdo
Seu site pode ser muito mais do que mostrar ótimas fotos do hotel e reservar um quarto! Juntamente com seu site amigável, você pode construir um blog e oferecer conteúdo em vídeo, apresentando os serviços fornecidos, sua localização e eventos que acontecem dentro e ao redor do seu hotel.
Comece com um sistema de gerenciamento de conteúdo. Ele irá ajudá-lo a organizar e agendar nossas postagens e evitar conteúdo duplicado. A melhor parte é que é tão fácil de usar que você não precisa de uma equipe de especialistas para aproveitar ao máximo seu potencial.
Perfil do Google
Seu perfil comercial do Google é a chave que desbloqueia o amplo ecossistema do Google, que inclui a Pesquisa Google, o Google Maps, os hotéis, a Rede de Display, o YouTube e muito mais. Seu perfil é simples de configurar e garantirá que você apareça como resultado no Google quando um potencial hóspede digitar palavras-chave relevantes, como "hotel [SUA LOCALIZAÇÃO]".
Você pode pensar no Google como um diretório de negócios, uma Páginas Amarelas moderna, e seu Perfil do Google Business é sua entrada nesse diretório. A melhor parte? É totalmente grátis!
Uma vez configurado, é importante gerenciar cuidadosamente seu perfil, especialmente a função de avaliação, pois isso pode ter um grande impacto em sua capacidade de atrair convidados.
Mídias sociais ativas
É difícil pensar em um negócio que seja mais adequado às mídias sociais do que um hotel. Atrair hóspedes é mostrar às pessoas por que sua propriedade e destino merecem uma visita, e as mídias sociais são a maneira perfeita de fazer isso.
Comece entendendo onde seu público-alvo tende a ficar online. Os mais velhos usam o Facebook, os mais jovens usam o TikTok e o Instagram e os viajantes corporativos podem ser encontrados no LinkedIn. Selecione algumas das plataformas mais relevantes e crie um perfil.
A partir daí, o sucesso nas redes sociais é postar de forma consistente. Navegue por cada plataforma para encontrar inspiração para o conteúdo. Não tenha vergonha de mostrar sua propriedade e região. Ofereça uma gama diversificada de conteúdo, incluindo avaliações e depoimentos, dicas de viagem, recomendações locais, imagens de bastidores e muito mais.
Depois de tê-los em vigor, sua visibilidade on-line melhorará e os viajantes terão mais chances de encontrá-lo. Esses perfis são fáceis de manter e aumentam a diversão de administrar sua pequena propriedade.
2. Planeje como e onde você deseja comercializar seu negócio
Agora, quando se trata de comercializar ativamente sua propriedade, há muito que você pode fazer mesmo com um orçamento apertado. Pensar em:
E-mail marketing – O e-mail marketing é uma tática perene para todas as empresas. Peça aos hóspedes atuais, visitantes do site e seguidores do Facebook para se inscreverem em seu boletim informativo. Você pode mantê-los atualizados sobre novidades, ofertas e promoções especiais.
Marketing do Facebook – O Facebook é onde você pode converter seus seguidores e também atrair novos públicos por meio da publicação de fotos compartilháveis, conteúdo interessante, competições e brindes.
Instagram marketing – O Instagram é um lugar favorito para viajantes que procuram inspiração. Você pode aproveitar isso da mesma forma que o Facebook, mas também pode usar hashtags populares para chamar a atenção de potenciais hóspedes ou trabalhar com influenciadores para aumentar seu alcance.
3. Saiba para quem você quer comercializar
É importante fazer uma análise de seus hóspedes atuais e passados para entender quem é seu convidado típico. Nem todos os hóspedes reservam o mesmo, viajam da mesma forma, têm os mesmos orçamentos ou têm as mesmas preferências e motivações.
Você precisa comercializar com precisão sua propriedade para atrair os hóspedes que são mais propensos a reservar com você. Não adianta tentar vender uma experiência que você não pode oferecer, porque isso vai acabar prejudicando o seu negócio quando os hóspedes deixarem uma avaliação depois de verem que suas expectativas não foram atendidas.
Por exemplo, se você está percebendo que seus convidados são, em sua maioria, casais jovens, ou casais em geral, você pode começar a comercializar sua propriedade com ofertas e promoções como:
· Destino Lua de Mel
· Escapadinhas de fim de semana
· Fugas de aniversário
· Dia dos Namorados
Seu público-alvo deve estar sempre no centro do seu plano de marketing.
4. Atraia hóspedes para o site do seu hotel
Sabemos o quão importante é um site de hotel, mas como atrair hóspedes para o seu site em primeiro lugar?
Otimização para motores de busca (SEO)
Quando foi a última vez que você digitou uma URL completa para navegar até um site? É mais provável que você tenha começado a digitá-lo antes de clicar em Enter e deixar que um mecanismo de busca faça o resto, que é o que torna o Google o guardião da internet.
Como mencionamos acima, comercializar hotéis bem é tornar-se facilmente pesquisável e acessível on-line. Isso significa ranquear o mais alto possível no Google. A otimização de mecanismos de busca (SEO) visa fazer exatamente isso usando uma coleção de técnicas, desde inserir palavras-chave até garantir que seu site seja carregado rapidamente.
Os viajantes entendem que o Google classifica as melhores e mais confiáveis opções para sua consulta de pesquisa primeiro. Em suas mentes, reservar um quarto com um hotel em primeiro lugar é provavelmente uma escolha segura.
SEO é um processo de agradar o algoritmo do Google, que ajuda você a classificar mais alto.
Use SEO na página para que o Google veja você como uma fonte confiável de informações. Pesquisa de palavras-chave, conteúdo visual otimizado e backlinking são algumas estratégias que podem ajudar.
A publicidade paga só o levará até aqui. SEO impulsiona o tráfego orgânico, o que significa que você atrai visitantes do site sem gastar um centavo com o GoogleO Google Analytics fornece informações claras para entender o comportamento e a intenção do usuário, que podem informar partes de sua estratégia de SEO, como as palavras-chave que você segmenta.
Publicidade online
Onde o SEO oferece uma maneira "orgânica" de chegar ao topo da página de resultados do Google, mas geralmente leva meses para fazê-lo, com o Google Ads você pode pagar para chegar lá instantaneamente.
Ao se concentrar nas palavras-chave certas e oferecer as promoções certas do site do hotel, o Google Ads pode atrair uma grande variedade de hóspedes altamente segmentados para o seu hotel. Um exemplo eficaz de promoção de um hotel usando publicidade PPC é simplesmente segmentar a palavra-chave "[tipo de hotel] [localização]", por exemplo, "hostel Salvador".
Há uma série de outras oportunidades de publicidade on-line também: anúncios gráficos em sites, publicidade no aplicativo e anúncios em vídeo pré-lançamento no YouTube.
Redes Sociais
As viagens são uma indústria aparentemente construída para as mídias sociais. Seu objetivo é inspirar as pessoas a visitar seu hotel, e uma foto impressionante ou um vídeo bem filmado é uma maneira eficaz de fazer exatamente isso.
Nas redes sociais, você quer garantir que sua mensagem de promoção do hotel seja sutil. Lembre-se de que as pessoas pulam no Facebook, Instagram e TikTok para se entreter, não para serem vendidas, então você deve procurar postar coisas que sejam divertidas de ver e colocar seu hotel na melhor luz.
Otimização da taxa de conversão
Uma vez que os clientes em potencial visitam seu site otimizado, você deve fazer tudo o que puder para garantir que eles não saiam sem reservar um quarto.
Melhorar seu CRO, ou otimização da taxa de conversão, significa que você está orientando ativamente seus visitantes pelos funis de vendas e convertendo-os em clientes pagantes. Você pode definir uma campanha de marketing por e-mail e uma página de destino dedicada fornecendo uma oferta exclusiva ou desenvolvendo um site otimizado e solicitando aos visitantes chamadas para ação.
Remarketing
O remarketing é outra estratégia que você pode usar para reforçar sua taxa de conversão.
Com o remarketing, você lembrará seus visitantes sobre suas intenções de compra para que eles retornem e terminem o processo de reserva. Campanhas de e-mail marketing e anúncios de mídia social geralmente são as opções mais usadas.
5. Gerencie as preferências de seus hóspedes
Em um negócio centrado nas pessoas, como a indústria hoteleira, conhecer bem seus hóspedes ajudará você a ter sucesso. À medida que a sua marca hoteleira cresce, a sua base de clientes também cresce. Por esse motivo, torna-se cada vez mais difícil conhecer cada hóspede pelo nome.
O software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) é a ferramenta perfeita para ajudá-lo a atender às expectativas de seus hóspedes. Além de salvar os detalhes de contato, você terá a oportunidade de coletar informações detalhadas sobre suas preferências e registros de reserva.
Com uma plataforma de CRM, você terá um banco de dados exclusivo para manter seus clientes engajados. Além disso, você pode usar essas informações valiosas para construir um programa de fidelidade e aumentar as reservas repetidas dos hóspedes.
6. Envie e-mails para seus convidados de vez em quando
As campanhas de marketing por e-mail são uma estratégia econômica que é perfeita para aumentar as reservas diretas e aumentar a fidelidade do cliente.
No entanto, antes de entrar em contato com seus clientes, certifique-se de que você tenha permissão deles para usar seus contatos para fins de marketing. Na Europa, Estados Unidos e Canadá, por exemplo, há regulamentações rígidas quando se trata de proteção de dados.
Uma ferramenta de CRM é fundamental para construir uma campanha de e-mail marketing. Você pode segmentar seus convidados e oferecer-lhes ofertas valiosas e exclusivas que eles vão adorar.
7. Envolva seus clientes através das mídias sociais
Percorrer as redes sociais se tornou uma rotina para a maioria de nós. Sem perceber, nos vemos lendo as manchetes dos jornais, verificando o que nossos amigos têm feito e seguindo nossas celebridades favoritas.
Na verdade, os usuários afirmaram que se sentiram inspirados a viajar depois de ver as postagens de seus amigos nas redes sociais. E mais de 70% disseram que postam fotos de suas férias nas redes sociais.
Para os hotéis, esta é a oportunidade perfeita para promover negócios! Além de postar conteúdo sobre instalações e serviços do hotel, você pode usá-lo para interagir com os clientes. Ofereça ofertas de última hora ou disponibilidade limitada para ofertas exclusivas. O medo de perder será tão avassalador que seus convidados definitivamente reservarão um quarto!
8. Trabalhe lado a lado com canais de terceiros
Sei que, como hoteleiro, as comissões estão na sua mente quando se trata de canais de terceiros. Mesmo que você esteja ansioso para converter essas comissões em receita direta para o seu hotel, elas servem a um propósito: canais de terceiros ajudam você a ganhar visibilidade com um público mais amplo que você teria dificuldade em encontrar por conta própria!
Sistema de Distribuição Global (GDS)
Agências de viagens e operadoras de viagens usam este sistema para obter melhores ofertas com hotéis ao fazer uma reserva para seus clientes. Para os hotéis, significa definir taxas de contrato, loteamentos, janelas de reserva e datas de bloqueio às quais nenhum outro parceiro terá acesso.
Se você é novo na indústria hoteleira, isso pode parecer complicado. No entanto, com um gerente de canal, você poderá carregar as informações do contrato para o sistema. Desta forma, a disponibilidade do seu hotel está sempre atualizada.
Agências de Viagens Online (OTAs)
Como viajante, se você não reservou um quarto com um operador turístico ou diretamente com o hotel, é provável que você tenha usado uma agência de viagens on-line. O mesmo acontece com seus clientes!
Plataformas populares, como Booking.com ou Expedia, mostram a sua propriedade a milhões de potenciais hóspedes em todo o mundo. Ao definir os filtros de pesquisa, os viajantes encontrarão o seu hotel, entre outros, classificando para tarifas, serviços e localização semelhantes.
Por causa disso, você deve usar fotos de alta qualidade do seu hotel e incentivar os hóspedes a deixar avaliações positivas on-line em sua estadia. Espero que você supere seus concorrentes, e os hóspedes em potencial são mais propensos a reservar sua estadia com você!
Metabusca
Outra maneira de usar canais de terceiros a seu favor é usando o metabuscador. Já ouviu falar nisso antes? Em poucas palavras, os motores de metabusca, como o Trivago ou o TripAdvisor, recolhem informações sobre os quartos de hotel e apresentam-nas aos potenciais hóspedes.
Para os hóspedes, é mais fácil comparar tarifas e serviços e encontrar as melhores ofertas. No entanto, sua jornada para concluir a compra será mais longa, pois eles serão redirecionados para diferentes sites de terceiros.
Para superar uma alta taxa de abandono, garanta que os hóspedes verão as mesmas tarifas para cada tipo de quarto ou use uma estratégia de remarketing. Se seus hóspedes se perderem ao longo da viagem, eles facilmente voltarão ao caminho certo para concluir a reserva.
Pequenas ideias de marketing de hotéis que você pode começar a usar hoje
Para que você possa se inspirar e começar a criatividade fluindo, vamos ver uma lista completa de maneiras que você pode comercializar sua pequena propriedade:
1. Recompense seus convidados por recomendá-lo
O marketing boca a boca é gratuito e pode ser muito poderoso, especialmente se você incentivar seus hóspedes atuais a trazer seus amigos e familiares para sua propriedade.
2. Abrace a comunidade local
Para prometer aos hóspedes uma estadia experiencial, certifique-se de que sua propriedade faça parte da área local, apresentando arte, comida, atrações e eventos locais em seu hotel ou como parte de pacotes de reserva.
3. Parceria com outras empresas locais
Qualquer coisa que você possa fazer para expandir seu alcance e incentivar os hóspedes ao mesmo tempo é uma ótima ideia. Você pode trabalhar com restaurantes, cinemas, museus, zoológicos ou parques temáticos para incluir ingressos ou vouchers em um de seus pacotes.
4. Avise os hóspedes que estão vindo para uma casa, não para um hotel
Muitos hóspedes preferem estadias na Airbnb porque os hotéis podem parecer estéreis e impessoais. Certifique-se de que seu marketing incuta a ideia de que os hóspedes terão uma experiência autêntica quando ficarem com você.
5. Use as mídias sociais ativamente
Há muito mais nas redes sociais do que postar fotos ou atualizações. Use seus perfis para fazer perguntas aos seguidores por meio de enquetes, deixe que eles tenham uma palavra a dizer sobre qual coquetel você coloca em seu cardápio, organize competições e promova seu próprio conteúdo e o conteúdo gerado por seus convidados.
Você também pode entrar em contato com blogueiros ou influenciadores, compartilhar histórias ao vivo nos bastidores, dar passeios ou explicar o que há de especial em certas partes da sua propriedade.
6. Abra seus espaços para todos
Se você tem a capacidade de hospedar pequenos eventos, vá em frente. Isso pode incluir aniversários, chás de bebê, casamentos, eventos sociais, aulas de arte ou aulas de exercícios. Quanto mais pessoas passarem por suas portas, mais receita você poderá ganhar. Sempre peça às pessoas que marquem você se elas também postarem fotos ou vídeos.
Quanto mais ocupado você estiver promovendo seu hotel on-line e envolvendo mais pessoas, maior sua marca se tornará. Uma vez que você tenha uma presença e reputação fortes o suficiente, suas taxas de ocupação e fluxo de caixa serão fortes.
Melhores práticas de marketing para um pequeno hotel
Então você quer ter certeza de que todas as caixas estão marcadas corretamente. Não adianta ter um ótimo plano e ótimas ideias se as coisas estão escapando pelas rachaduras. Aqui estão algumas práticas recomendadas para garantir que sua conversão e ocupação permaneçam altas:
Use seu orçamento antes e durante as altas temporadas – Você não tem um orçamento enorme, então você tem que fazê-lo valer a pena. Se você for usar publicidade paga no Google ou nas redes sociais, por exemplo, use-a antes e durante a alta temporada para maximizar a ocupação quando as tarifas dos quartos estiverem mais altas. É importante chamar a atenção dos hóspedes quando eles estão planejando sua grande viagem.
Use promoções de forma impactante – Concentre suas promoções em torno de temas, temporadas, eventos ou parcerias específicos para maximizar o interesse e o valor. Você também pode usar promoções para aumentar a ocupação se ela estiver acabando.
Comercialize seu destino – Não gaste todo o seu tempo na comercialização de seu imóvel; Os hóspedes também estão animados com o destino, então certifique-se de colocar sua área no mapa.
Otimize o seu perfil OTA (Online Travel Agent) – É vital que o maior número possível de pessoas veja e se impressione com o seu perfil OTA. Muitas vezes, se eles gostarem do que veem, visitarão seu site para reservar diretamente.
Priorize um site incrível – O site do seu hotel precisa ser esteticamente agradável, fácil de navegar, fácil de reservar e contar a história da sua marca.
Use um motor de reservas online – Um motor de reservas é essencial para permitir reservas online através do seu website, metabuscador e páginas de redes sociais.
Não use atalhos na fotografia – Para impressionar os hóspedes, você precisa de fotografia de hotel com iluminação impecável, simetria, sem desordem, consciência espacial e que mostre o interior do seu quarto.
Sempre incentive as avaliações – as avaliações podem ter um grande impacto no seu sucesso, portanto, certifique-se de estar sempre pedindo aos hóspedes que avaliem você on-line, tanto em sites como o TripAdvisor quanto em seus próprios perfis comerciais.
Acima de tudo, mantenha-se persistente e lembre-se sempre da essência da sua marca ao colocar qualquer material de marketing no mundo!
Texto de: Dean Elphick
Adaptação: Gabrielle Jordano
Fonte: www.littlehotelier.com