Como os hotéis podem realizar a previsão de demanda da maneira correta?
A previsão da procura nos hotéis é hoje crucial. É por isso que a maioria dos hotéis tem dificuldade em entender e prever o comportamento dos hóspedes. Você também está achando difícil? Se sim, então não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
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3/14/20248 min ler
Administrar uma empresa hoteleira é difícil, há riscos imprevistos envolvidos mas você sempre pode tentar prever e planejar eventos futuros.
Os hotéis devem tentar realizar uma estimativa sistemática das preferências futuras dos hóspedes e alinhar suas operações de acordo.
É aqui que a previsão de demanda ajuda.
A previsão da procura nos hotéis é hoje crucial. Mas não é fácil. É por isso que a maioria dos hotéis tem dificuldade em entender e prever o comportamento dos hóspedes.
Você também está achando difícil? Se sim, então não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
Com este artigo, vamos orientá-lo através de todos os aspectos significativos da previsão de demanda.
O que é Previsão de demanda na indústria Hoteleira?
A previsão de demanda de hotéis usa dados históricos para prever a demanda futura dos hóspedes durante um período definido. Isso ajuda os hotéis a gerenciar o estoque de uma forma muito mais eficaz.
Além disso, previsões como volume de negócios, margens de lucro, fluxo de caixa, despesas de capital e avaliação de risco também dependem disso.
Ou seja, quanto mais preciso você for com sua previsão, melhor decisão de negócios você pode tomar para o seu hotel.
Há dois tipos de meteorologistas: os que não sabem e os que não sabem não sabem.
Tipos de Previsão de Demanda em Hotéis
Em um hotel, existem essencialmente três tipos de previsão. Como:
1. Previsão operacional
A previsão operacional em um hotel consiste em focar nos aspectos operacionais, como recepção, limpeza e PDV.
Ele considera fatores como:
Equipe de limpeza total necessária para limpar os quartos
Número de hóspedes que entram na área da recepção
Número de hóspedes no restaurante (número de coberturas para café da manhã, almoço e jantar)
O gasto médio por hóspede
Padrão de compra de produtos e equipamentos perecíveis e não perecíveis para restaurantes
2. Previsões financeiras
Esta abordagem de previsão para a demanda do hotel é sobre prever quanto serão as despesas e receitas futuras do hotel. É essencial quando a receita de um hotel depende de um determinado período (temporada).
Por exemplo: um hotel à beira-mar que hospeda principalmente surfistas provavelmente terá mais negócios durante aquela época do ano em que as ondas são maiores e as ondas são mais confiáveis. Assim, a previsão financeira é feita para estimar as finanças do hotel em períodos de baixa demanda.
3. Previsão de gerenciamento de receita
A previsão de gerenciamento de receita é vital para que os hotéis permaneçam lucrativos. Essa previsão é feita para prever quando a demanda do consumidor aumenta e desce com a ajuda de dados de mercado, incluindo preços de concorrentes e desempenho geral do mercado.
Então, se você quiser definir taxas de quarto eficazes e maximizar seu lucro, então a previsão de gerenciamento de receita é uma OBRIGAÇÃO para você.
A previsão de demanda é importante para os hotéis?
Até agora, aprendemos sobre previsão de demanda e seu tipo na indústria hoteleira. Agora, vamos abordar outra questão importante. Houve um tempo em que os hotéis não dobravam as estratégias de qualquer tipo. Mas, com o tempo, a indústria evoluiu junto com as demandas e preferências dos hóspedes.
Para acompanhar todas as transformações e se manter rentável em qualquer época do ano, os hotéis tiveram que encontrar soluções. Os gerentes de receita preencheram alguns dos principais vazios do setor. No entanto, havia muito mais necessário. E a previsão de demanda entrou em cena.
Agora, se você me perguntar se os hotéis realmente precisam de previsão de demanda, então a resposta é um SIM!
A previsão da demanda dos hóspedes/setor ajuda no planejamento e na tomada de decisões eficientes para todos os departamentos. Sem mencionar que é um dos catalisadores por trás de melhores preços.
Então, se você ou seu gerente de receita não se voltaram para a previsão de demanda, então você deve pensar sinceramente.
Como prever a demanda nos hotéis?
Embora muitos hotéis saibam sobre a previsão de demanda, eles não sabem como realizá-la exatamente. Então, nesta seção, tentarei escrever os aspectos importantes para ajudá-lo a prever da maneira certa.
1. Estabeleça objetivos
A primeira e principal coisa que você tem que fazer é definir seus objetivos.
Ou seja, você tem que definir o propósito da sua previsão. Por quê? Porque ele vai ajudá-lo a determinar quais todos os recursos e estratégias que você vai precisar para o processo.
Por exemplo: se o motivo da sua previsão é apenas ver como será o futuro do hotel sem quaisquer alterações operacionais, então provavelmente você não precisará de muitas coisas para fazer. Mas, se você tem o objetivo de prever o crescimento das vendas com mudanças nas suas estratégias de marketing e operacionais, então talvez seja necessário apostar em técnicas sofisticadas.
2. Coletar e registrar dados
Na previsão, o mais crucial são os DADOS. Sem dados, é quase impossível prever qualquer coisa (até e a menos que você seja um cartomante). Aqui estão os dados que você deve considerar:
Dados históricos
Dados passados são nada menos que uma mina de ouro. Tem muito a oferecer.
Os dados históricos dizem muito sobre como seu hotel se comportou no passado, quais eram as expectativas e o comportamento dos hóspedes e muito mais.
Esses dados incluem:
Vendas ou receitas anteriores
Despesas
Número de convidados
Rotatividade de funcionários
Padrões de reserva
Tempo de espera
Além disso, você pode comparar esses dados com os atuais, prever demandas futuras e avaliar riscos.
Dados on-the-book (OTB)
On-the-books (OTB) ou business on-books (BOB) são duas das siglas mais comuns que são usadas alternadamente. Essas são medidas usadas quando se olha para o futuro para ver como a ocupação ou a receita é reservada em um hotel.
Este é um daqueles dados que você não deve ignorar a qualquer custo, porque você deve sempre analisar as reservas atuais. Esses dados podem ser encontrados no seu Sistema de Gestão de Propriedades (PMS).
Dados precisos e prospectivos
Os dados prospectivos são usados para prever as condições futuras dos negócios.
Por exemplo: pode ser quantos negócios um hotel já tem e quantos quartos ainda estão disponíveis para reserva.
Quando você tem dados precisos e prospectivos, pode alinhar melhor as práticas de negócios atuais para obter maior sucesso.
3. Meça e analise dados
Quando você tem todos os dados coletados, o que vem a seguir é que você os mede e analisa minuciosamente. Os dados guardam uma quantidade imensa de informações. Ele conta sobre tudo o que aconteceu no passado e o que o futuro reserva. Para aumentar a ênfase, é preciso usar dados e análises da mesma forma que um homem bêbado usa postes de luz como apoio.
Dica para o sábio: tente contratar um analista de dados para fazer o trabalho. Essas pessoas sabem como entender os dados brutos e fornecer insights significativos.
4. Tendências do projeto
A projeção de tendências é uma forma de previsão da demanda hoteleira. Não há ciência de foguetes envolvida; Os hotéis usam dados passados e tentam determinar acontecimentos futuros.
Segue um exemplo:
Seu hotel no topo da colina testemunhou um grande aumento nos negócios no ano passado. No entanto, isso não significa que será o mesmo este ano. Os hóspedes fizeram reservas no seu hotel por um motivo: as pessoas estavam migrando para o seu local para experimentar acampamentos e caminhadas. Agora, o local não é mais adequado para o mesmo.
Quando você prevê essa tendência, você está basicamente um passo à frente e pré-preparado para a próxima temporada. Esse projeto de tendência também pode ser feito por meio de pesquisas (que expliquei no próximo ponto).
5. Realizar pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado em previsão de demanda hoteleira é sobre conhecer e entender o que o mercado está fazendo. Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de pesquisas.
Agora, podem ser pesquisas com clientes ou pesquisas para o público em geral. É uma das tarefas demoradas, mas é altamente benéfica. Quando você reúne todos os dados, você pode não apenas prever tendências futuras, mas também criar certas personas de hóspedes para oferecer melhores serviços.
Esse tipo de previsão de demanda na indústria hoteleira é baseada em dados de pesquisas com clientes. Requer tempo e esforço para enviar pesquisas e tabular dados, mas vale a pena. Esse método pode fornecer informações valiosas que você não pode obter dos dados de vendas internas.
Nota: Este método de realização de estudos de mercado sobre o comportamento do consumidor também é conhecido como método de experimentação de mercado.
6. Olhe para o seu orçamento
A precisão de um orçamento pode fazer ou quebrar um hotel. Então, o orçamento também é um dos fatores que você deve incluir quando estiver prevendo a demanda. Analise seu orçamento passado e insights de seus dados e analise como suas despesas mudaram.
7. Comunicação estruturada
A técnica Delphi ou método Delphi é uma técnica de comunicação estruturada (ou você pode chamá-la de processo) que conta com um painel de especialistas. Esses especialistas são consultados para chegar a uma opinião ou decisão do grupo. O mesmo método também pode ser aplicado em hotéis que buscam construir previsões de consenso e melhorar seus negócios.
Aspectos e dados adicionais nos quais se concentrar
Além dos pontos acima mencionados, há mais algumas coisas que você pode querer considerar.
1. Principais Expectativas de Contas
Para uma previsão precisa, você também pode considerar a comparação de suas principais contas. Você precisa coletar todos os dados e ver de onde você registrou mais negócios.
Seu hotel está listado em todas as OTAs possíveis e vendo todos os negócios que você está obtendo com isso, você acha que é um bom negócio. Não só isso. Você gosta tanto de receber reservas de OTAs que ignora completamente os canais diretos. Mas espere, você se esqueceu das comissões que está pagando às OTAs?
2. Fidelidade do hóspede e remarcação
Outro aspecto que você pode querer olhar são seus convidados fiéis. Você tem que manter um olho atento sobre os hóspedes que remarcaram com você ou estão continuando a reservar com você. Com isso, é possível entender cada hóspede e suas preferências. Isso ajudará você a prever que tipo de hóspedes fiéis você poderá atender nos próximos meses.
3. Feriados e eventos
As festas de fim de ano e certos eventos são catalisadores. Os gerentes de receita de hotéis também podem analisar dados em torno desses aspectos e tentar determinar demandas futuras.
Conclusão
A velocidade com que as expectativas dos clientes estão mudando tornou-se importante para os hotéis colocarem as mãos em estratégias e métodos sofisticados.
A previsão da demanda hoteleira é um desses métodos que ajuda os hotéis a tomar decisões informadas. Os hotéis que estão se voltando para ele estão colhendo benefícios esplêndidos.
Portanto, é hora de os hotéis que não deram um passo em direção à previsão de demanda, colocarem as mãos nisso. Se eles não podem fazer isso sozinhos, eles sempre podem contratar os melhores gerentes de receita para fazer o trabalho. Esses profissionais conhecem a previsão de entrada e saída de demanda no setor hoteleiro e podem prever com mais rapidez e precisão.
Fonte: https://www.ezeeabsolute.com
Adaptação: Gabrielle Jordano