10 maneiras de como uma consultoria especializada em hotéis vai aumentar a receita e o lucro do hotel
Você já se perguntou alguma vez “como posso aumentar a receita e o lucro sem aumentar os preços ou gastar demais?”. muito provavelmente sim! Você e a grande maioria dos hoteleiros passam por isso. Uma consultoria especializada faz com que você alcance seus objetivos muito mais rapidamente e com conhecimento para resultados tangíveis.
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4/11/20247 min ler
Você já se perguntou alguma vez “como posso aumentar a receita e o lucro sem aumentar os preços ou gastar demais?”, muito provavelmente sim! Você e a grande maioria dos hoteleiros passam por isso.
Quando você é um hoteleiro independente os desafios parecem serem ser maiores. Muitos donos de pousadas e hotéis que estão localizados nas áreas rurais possuem desafios ainda maiores, como vias de acesso sem estrutura e pouca sinalização.
Estes são exemplos apenas para começar a enumerar as dificuldades de um hoteleiro independente.
Mas quando estamos imersos nas operações do dia-a-dia, pode ser difícil ver o panorama geral, e obter as respostas certas pode ser complexo.
Uma consultoria especializada faz com que você alcance seus objetivos muito mais rapidamente e com conhecimento para resultados tangíveis.
Embora existam muitas maneiras de aumentar a receita do seu hotel ou pousada, dependendo das necessidades da sua propriedade, compilamos 10 estratégias de vendas para hotéis para você começar.
1. Escaneie a sua empresa e trace estratégias
Antes de começar a construir sua estratégia de receita, você precisa saber onde sua empresa está atualmente: desde seus resultados e fluxos de receita até esforços de marketing e pontuações de avaliações on-line.
Saber o custo fixo de um quarto disponível é essencial para calcular como definir os planos de tarifas corretos, datas para promoções e ofertas em grupo e em quais canais OTA estar ativo. Com essas informações, você pode criar um roteiro preciso e personalizado que ajudará a orientar sua estratégia de vendas na direção certa.
Sua estratégia não precisa ser formal, mas deve refletir com precisão o status do seu negócio em termos de finanças, reservas, receita e custos para que você possa planejar metas apropriadas para o futuro. Além disso, seu roteiro ou plano de negócios do hotel precisará ser revisado todos os anos para alcançar os melhores resultados.
2. Segmente seu público alvo
Um componente chave do marketing hoteleiro é definir seu público-alvo e adaptar seus esforços de marketing de acordo. Você precisa entender quem são seus hóspedes, por que eles estão escolhendo reservar com você e seu principal motivo de viagem para que você possa construir uma estratégia de marketing eficaz.
As respostas a essas perguntas ajudarão você a desenvolver segmentos de hóspedes e otimizar suas atividades de marketing e vendas.
Para ilustrar, você pode notar que sua acomodação atrai principalmente viajantes workaholics entre 30 e 50 anos e que esses hóspedes optam por ficar em sua propriedade devido ao seu isolamento e acesso à natureza, trilhas e atividades ao ar livre.
Sabendo disso, você pode repensar e melhorar sua rede de internet, com internet de alta velocidade nos quartos e diferentes áreas comuns e acrescentar nos quartos um espaço de trabalho, com boa iluminação, mesa e cadeiras confortáveis.
Para atrair mais hóspedes, você pode veicular campanhas de marketing exclusivas e anúncios pagos que promovam seus diferenciais da sua propriedade e segmentem diretamente os viajantes.
Você pode notar que tem dados demográficos de hóspedes diferentes, dependendo da temporada. Se esse for o caso, você pode adicionar outra persona convidada e criar campanhas de marketing apropriadas para segmentar esse grupo.
Segmentar seus hóspedes e criar campanhas direcionadas é estratégico e fornecerá novas ideias para aumentar a receita do seu hotel.
3. Venda a experiência ao longo da transação
No mercado de viagens saturado, é essencial que as propriedades hoteleiras mostrem o que as torna únicas.
Como hoteleiro, você precisa colocar a proposta de valor única da sua propriedade na vanguarda do seu site e contas de mídia social para que os hóspedes em potencial possam imaginar sua experiência antes de chegarem.
Você pode pensar que isso é difícil de fazer se você tiver uma acomodação básica, mas a verdadeira diferenciação é entre oferecer uma transação e uma experiência.
Por exemplo, peça à equipe da recepção que cumprimente cada hóspede pelo nome e dirija-se a eles usando-o durante a estadia. Esses pequenos atos podem transformar uma transação em uma experiência e aumentar a satisfação dos hóspedes.
Proporcionar uma experiência única aos hóspedes pode tornar-se parte da proposta de valor do seu hotel.
A equipe deve abordar as necessidades e problemas não atendidos de seus clientes e fazer um esforço para fazê-los se sentirem especiais.
Você também precisará de evidências do mundo real ou avaliações de clientes para ajudar a promover a oferta exclusiva que você fornece.
Se você puder encontrar algo para diferenciar sua acomodação, você, por sua vez, atrairá mais hóspedes do hotel e aumentará a receita.
4. Use e abuse de motores de reservas
Quer aumentar as reservas online? A principal funcionalidade de um gestor de canais hoteleiros é distribuir o seu inventário de quartos por várias agências de viagens online – OTAs diferentes de uma só vez e sincronizar as reservas de hotéis com o seu sistema de gestão de propriedades (PMS) em tempo real para otimizar a ocupação, evitando overbookings.
Isso significa que você pode vender o mesmo quarto em diferentes OTAs, como Booking.com, Expedia, TripAdvisor, etc., e assim que um quarto for reservado, a disponibilidade será removida dos outros canais. Um gestor de canais pode ligar os seus quartos a um público mais vasto, dando-lhe mais visibilidade, alcançando mais viajantes e, em última análise, aumentando a receita e a ocupação do hotel.
Embora usar um motor de reservas seja uma ótima maneira de vender sua disponibilidade de quarto, você terá que pagar uma taxa de comissão para as OTAs, portanto, é recomendável que você use uma mistura de canais diretos e indiretos.
5. Faça parceria com empresas locais
Construir relacionamentos fortes com outras empresas da comunidade local é outra ótima maneira de seu hotel gerar mais receita.
Para começar, pesquise empresas locais e quem pode se beneficiar de um acordo de co-marketing. Muitas empresas e organizações podem indicar sua acomodação, como pequenas agências de viagens, operadores turísticos, centros de conferências, escolas e muito mais. Veja se você pode fazer um acordo onde eles recomendam seu imóvel em troca de uma taxa de comissão.
Em seguida, melhore as ofertas de pacotes do seu hotel. Por exemplo, você pode anunciar parcerias com empresas de turismo locais e oferecer complementos. A co-criação de pacotes inteligentes em colaboração com provedores locais pode levar a novas fontes de upselling.
6. Use imagens de alta qualidade
Poucas coisas vão cativar mais os hóspedes em potencial do que imagens de alta qualidade. As imagens da sua propriedade têm o potencial de contar visualmente uma história e atrair os viajantes a fazer uma reserva. A pesquisa mostrou que 67% dos consumidores consideram que imagens claras e detalhadas têm mais peso do que uma descrição longa (54%) e avaliações e avaliações de clientes (53%). Sem mencionar que muitos sites OTA rejeitam imagens de baixa qualidade, dificultando a aprovação do seu anúncio.
Suas fotos devem ajudar os hóspedes em potencial a se imaginarem em sua propriedade. Esse apelo emocional vai engajar mais as pessoas com o seu anúncio e ajudar a aumentar a sua receita. Um estudo da Expedia descobriu que anúncios de hotéis com fotos de alta qualidade têm uma taxa de cliques 63% maior do que aqueles sem. Por isso, quando se trata de imagens, é bom lembrar que quanto maior a qualidade, maior a probabilidade de conversão.
7. Atraia grupos e empresas
Dependendo da sua propriedade, você pode atrair pequenos grupos que preferem reservar em hotéis menores ou grupos procuram uma experiência mais personalizada.
Você pode segmentar entre esses 5 tipos de reservas de grupo:
Casamentos íntimos – muitas pessoas têm reuniões de casamento menores com menos de 30 convidados. Use fotos de eventos anteriores para mostrar o potencial da sua propriedade.
Reuniões familiares – desenvolva pacotes específicos para reuniões que podem incluir menus personalizados e descontos na tarifa de quarto de grupo.
Grupos religiosos – destaque como este tipo de grupo pode utilizar seus espaços para retiros espirituais ou treinamentos específicos.
Grupos corporativos – conecte sua propriedade a um sistema de distribuição global (GDS) que colocará seu inventário na frente de viajantes de negócios e seus parceiros de reserva.
Grupos escolares – há inúmeras escolas menores que saem em viagens para enriquecer o conteúdo didático e você pode mostrar como sua propriedade pode atender a esses grupos.
8. Implemente restrições de permanência
Em vez de aumentar as taxas ou esgotar rapidamente em noites movimentadas, considere adicionar restrições de estadia, como chegada fechada ou uma duração mínima de estadia para aumentar a ocupação em noites mais concorridas.
As restrições de estadia podem ser benéficas se estiverem acontecendo eventos em sua cidade, como shows, conferências ou festivais, e durante períodos como fins de semana de feriados ou alta temporada.
09. Otimize seu estoque
Identifique seus diferentes tipos de quarto e categorize-os para aumentar sua receita por quarto disponível (RevPar).
Cobre valores diferentes não apenas por suítes e quartos populares, mas também por recursos de valor agregado, como quartos maiores, uma vista melhor, configurações de cama preferidas e atributos como varandas, lareiras, bares molhados e acesso à piscina.
Além do inventário de quartos, as propriedades devem estar cientes de seu inventário secundário ou de quaisquer outros itens que você esteja fornecendo aos hóspedes. Isso varia de produtos de higiene pessoal a lojas de presentes e restaurantes no local.
Monitore cuidadosamente esse inventário para garantir que você não está sendo desperdiçado e pedindo mais do que o necessário.
10. Diversifique suas receitas
No setor de hospitalidade, há muitas maneiras adicionais de aumentar os gastos dos hóspedes por meio de upsells e vendas de comodidades de quarto, serviço de quarto, incidentais e serviços especiais.
Considere adicionar outros serviços, como:
Transporte para o aeroporto
Frigobar abastecido com bebidas e petiscos para compra
Lavanderia interna
Espaços de coworking
Day use
Visitas guiadas
Uma lojinha, com espaço com arte, artesanato, souvenirs e algumas iguarias locais. Você também pode vender itens de primeiras necessidades aos viajantes, como kits de higiene bucal, pentes, repelentes ou camisetas.
Considerações finais
Quando se trata de maneiras de aumentar a receita do seu hotel, você tem muitas ferramentas e caminhos diferentes para montar um plano personalizado, que você pode construir sozinho ou com a ajuda de uma consultoria profissional. Com as ferramentas e táticas listadas acima, você pode obter uma vantagem inicial no aumento do seu lucro hoje.
Texto de: Gabrielle Jordano